4 dicas de atendimento ao cliente para pequenos mercados

Ao oferecer um bom atendimento ao cliente, é possível fidelizá-lo e destacar seu mercado perante aos seus concorrentes. Conheça nossas dicas a seguir.

Na vida, se você deseja sucesso em algo, precisa tomar decisões… tomar boas decisões.

Por isso, se é dono de um mercado pequeno e deseja atrair clientes e — melhor ainda — fazê-los comprarem de novo, e de novo e de novo, sabe qual a melhor decisão a tomar?

 

Oferecer um bom atendimento ao cliente.

E por quê?

Aqui está o ponto: porque clientes satisfeitos tornam-se clientes recorrentes. E você sabe que todos nós, consumidores, gostamos de nos sentir bem atendidos.

Ao prezar pelo bom atendimento ao cliente, você:

  • aumenta lucros;
  • destaca seu negócio em meio aos concorrentes;
  • possibilita que mais clientes comecem a comprar de você porque, afinal, a opinião e divulgação de clientes satisfeitos é um marketing maravilhosamente eficiente.

A seguir, descubra 4 dicas de atendimento ao cliente para aplicar em seu pequeno supermercado, mais duas dicas bônus.

1 – Descubra as necessidades dos seus clientes e atinja o ponto certo

Você sabe: há clientes e clientes. Enquanto alguns procuram custo-benefício, outros não se importam se o valor de um produto está acima da média porque estão dispostos a pagar por ele.

O que estamos dizendo é: conheça as necessidades dos clientes que entram em seu mercado e, assim, ofereça produtos condizentes. Se você vende produtos com preços que os fazem pensar “Por que isso está tão caro? Não tem uma opção mais barata?”, eles possivelmente não comprarão de você.

Mas não se trata apenas de valores ou focar em atingir clientes de classe C ou de classe A e B. Você também pode considerar fatores como idade, profissão, gênero.

Tudo isso é sobre: quais as reais necessidades dos clientes e como seu mercado pode atendê-las de forma eficaz.

 

2 – Incline seus ouvidos e mantenha-se atento às reclamações

Não importa o quão empenhado você esteja para manter seu mercado funcionando corretamente, sempre haverá reclamações. E é nesse ponto que você apura seus ouvidos e pondera:

  • “Isso é um problema que devo resolver para proporcionar maior satisfação dos clientes e evitar reclamações semelhantes?”

Ou

  • “Isso é apenas uma reclamação sem fundamento que devo ignorar?

3 – Treine funcionários (e evite que eles espantem clientes)

Você já foi mal atendido ou tratado de forma grosseira em um estabelecimento comercial?

Desagradável, não é?

Quando isso acontece, não importa se o local tem bons produtos ou um ambiente limpo e climatizado ou qualquer coisa que pode mascarar o péssimo atendimento ao cliente, você possivelmente não voltará a pisar ali.

E aqui está a dica: treine seus funcionários.

Basta imaginar um determinado cliente que se aproxima de um funcionário que está abastecendo as prateleiras e pergunta: “Você poderia me informar onde estão os pacotes de sucos?”. O funcionário, então, apenas responde: “Não sei”.

Ao treinar funcionários, você minimiza problemas de relacionamento, e tem maior possibilidade de fidelizar o seu cliente.

4 – Implemente um sistema de gestão de mercado

Não é de hoje que sabemos que a tecnologia facilita nossa vida.

Por isso, implementar um sistema de gestão no seu mercado otimizará os processos e, consequentemente, proporcionará um ótimo atendimento ao cliente.

  • Você terá o total controle do seu estoque
  • Você economizará tempo ao simplificar tarefas repetitivas.
  • Você reduzirá erros. Falhas humanas são a maior preocupação de pequenos varejistas, mas com o software de gestão você consegue evitar a maior parte deles.

No mymedic.es final, tudo refletirá na experiência e na satisfação do seu cliente.

Conheça a GR7, e implemente uma gestão mais ágil e eficaz, garantindo o bom funcionamento do seu pequeno mercado e gerando uma melhor experiência de compra do seu cliente.

Dicas bônus

  • Sendo dono de mercado pequeno, você tem uma vantagem em relação aos supermercados maiores: você pode tornar-se mais próximo dos clientes e fidelizá-los de forma mais humana. Por isso, busque tratá-los de forma personalizada.
  • Em geral, as pessoas que comprarão no seu mercado são moradores das redondezas, do bairro. Diante disso, ofereça delivery (a pé ou de bicicleta, por exemplo) e se destaque da concorrência.

Agora que você conhece as dicas de atendimento ao cliente para mercado pequeno…

É hora de implementá-las no seu negócio.

Elas aumentarão a lucratividade do seu negócio e fidelizarão clientes, tornando-os divulgadores espetaculares do seu mercado.

Cliente satisfeito, você satisfeito! Esse é o segredo.