SUPERMERCADISTAS: Como o valor dos impostos de produtos pode impactar no seu lucro?

Fazer a gestão de um supermercado de sucesso é uma grande tarefa com inúmeros desafios. Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o segundo país que mais cobra impostos em cima de produtos das empresas.

Portanto, uma forma de aumentar a lucratividade do seu supermercado de forma legal é reduzir os custos de forma estratégica acertando na precificação dos seus produtos, de forma que eles tenham os preços mais competitivos para o mercado.

 

Qual a importância de uma boa precificação para a lucratividade?

Um dos pontos que mais impactam nos resultados líquidos de um supermercado é uma boa gestão de custos. Antigamente, era comum conseguir obter margens de lucros acima de 100% sobre os custos dos produtos devido a quantidade de empresas que atuavam nesse nicho. Hoje em dia, com a segmentação cada vez maior de empresas especializadas no ramo mercadológico, margens entre 20% e 40%, são bons resultados que se sustentam à longo prazo.

Portanto, mais do que nunca, quanto maior a eficiência no gerenciamento de custos da empresa, maiores são as chances de aumentar a lucratividade, produtividade e capacidade de expansão do negócio.

 

Quais são os impostos que os supermercados pagam hoje?

Dependendo do tipo de empresa, do faturamento e do regime tributário, os supermercados podem estar sujeitos a diferentes tipos de impostos tanto em cima dos produtos quanto sobre a pessoa jurídica. Dentre os principais, podem-se destacar:

  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços)
  • IRPJ (Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica)
  • PIS (Programa de Integração Social)
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento de Seguridade)

 

Por que investir em um sistema de gestão de preços com base de tributação facilitada?

Tendo em vista todos os pontos mencionados anteriormente, vale a pena investir em um sistema que facilite a precificação dos produtos e faça o controle de estoque como um todo. O sistema de gestão para mercados e minimercados da GR7 AUTOCOM proporciona um aumento de produtividade focando na eficiência fiscal e tributária.

Dentre os benefícios, podem-se destacar:

  • Precificação estratégica com foco na lucratividade
  • Controle de entrada e saída e facilidade para fechamento de caixa
  • Cadastro de produtos com tributação facilitada
  • Otimização de tempo gasto com arquivos fiscais
  • Controle de desconto e promoções

 

Clique aqui para falar com um dos nossos consultores e melhorar os resultados do seu supermercado.